Aprendendo a orar segundo a vontade de Deus


Lucas 11:1-4, Romanos 8:26, João 16:23-24, l João 5:14-15
Existem muitas idéias sobre oração e a maneira certa de como orar, mas se temos o desejo de orar guiados pelo Espírito, precisamos ver o que está nas entrelinhas das escrituras. O que o Espírito da palavra tem a nos ensinar sobre isso?

É preciso ter cuidado para não transformar o que a bíblia fala sobre oração em reza ou receitas de sucesso como se simplesmente repetir frases ou citações bíblicas teremos nossas suplicas respondidas. Não estou dizendo que é errado orar a palavra, mas afirmo que só à letra sem o Espírito não produz a oração do Espírito.

Em primeiro lugar, em Lucas 11;1-4 os discípulos observam Jesus orando e fazem um pedido: “Senhor Ensina-nos a orar”. Se pediram isso é porque é possível não saber como orar, ou orar sem resultados.

Além disso, o pedido deles foi baseado no fato de que João Batista tinha ensinado seus discípulos a orar. Não sabemos exatamente o que João Batista ensinou sobre oração, mas sabemos qual foi o resultado da vida de oração de João Batista e seus discípulos. E que resultado foi esse? Foi à pregação do evangelho com poder para produzir arrependimento e isso preparou o caminho para o Senhor.

Hoje, da mesma forma, precisamos preparar o caminho para segunda vinda de Cristo. Mas como preparar o caminho e ter uma palavra que produza conversão real sem saber orar como convém? Existe uma oração guiada pelo Espírito (Romanos 8:26). O Espírito mergulha nas profundezas do coração de Deus (II coríntios 2:10) e pode nos guiar em oração.

Outro ponto a respeito da oração está em João 16:23-2. É a oração em nome de Jesus. Muitas pessoas fazem essa oração gritando ou repetindo várias vezes “Em nome de Jesus quero isso ou quero aquilo”, mas orar em nome de Jesus não é uma mágica, por isso precisamos entender o espírito da palavra.

Orar em nome de Jesus é a mesma coisa que pedir como se fosse o próprio Jesus pedindo ao Pai, e Jesus só orava a vontade do Pai. Ele não fazia pedidos para seu próprio deleite e honra. Sua comida e bebida eram fazer a vontade de Deus, Qual é sua vontade agora, ou o que ele está falando para orarmos?O nome de Jesus só coopera com a vontade do Pai. Orar no nome de Jesus também significa orar no caráter dele. O nome fala do seu caráter, da sua missão (Mateus 1:21-23), por exemplo: oramos pedindo que ele santifique seu nome em nossas vidas ou cidades porque ele é Santo ou pedimos um coração generoso por que ele é generoso .

E por último, I João 5:14-15 diz que se pedirmos algo segundo a Sua vontade ele nos ouve.Vamos traçar a vontade central de Deus por toda bíblia de forma bem resumida de Gênesis a Apocalipse:

1- Deus quer filhos semelhantes para ter comunhão com ele.

2- Através da comunhão Ele quer estabelecer seu Reino na terra.Isso será feito através da pregação do evangelho do Reino.

3- Ele quer restaurar as famílias porque a bíblia começa com família: Adão e Eva, e termina com família: Jesus e a noiva. E isso vai ocorrer pelo surgimento de profetas no espírito e poder de Elias. E depois disso a restauração de todas as coisas. Atos 3:19-21. Jesus pode voltar!

Simples não? Dessa forma sim, mas o nosso desafio é: Como cooperar com esses planos? Sei a vontade de Deus por toda bíblia, mas como cooperar com ela de forma prática? A resposta é: precisamos de comunhão com Deus, Ele precisa de amigos para compartilhar seus segredos de como estabelecer seus desejos na Terra. Amos 3:7 “ Certamente o Senhor não fará coisa alguma sem ter revelado seus segredos aos seus servos os profetas”.

Existem muitas idéias sobre oração e a maneira certa de como orar, mas se temos o desejo de orar guiados pelo Espírito, precisamos ver o que está nas entrelinhas das escrituras.

Michael Duque Estrada (Casa Viva)